contato@geokrigagem.com.br | (11) 2276-5711

Curso 101

Course IDCourse NameInstructorRoom NumberTime
GEO101Geoestatística: Fundamentos e AplicaçõesJorge Kazuo YamamotoConj. 6324 hs

Geoestatística: Fundamentos e Aplicações

Observação: Todos os tópicos são acompanhados de exercícios em computador usando programas e dados fornecidos pelo ministrante. Necessário trazer seu computador pessoal.

Objetivo: Proporcionar um treinamento profissional em geoestatística para aplicação imediata dos conhecimentos em geologia, mineração, geotecnia, hidrogeologia, petróleo, agronomia, recursos florestais etc.

Público alvo: geólogos, engenheiros de minas, geofísicos e profissionais atuantes em mineração, geologia de engenharia, petróleo, hidrogeologia, meio ambiente, agronomia, engenharia florestal e áreas afins.

Faça sua inscrição
Conheça as datas disponíveis para esse curso!

Programa:

Módulo 1 (4 horas)

  • Introdução
  • Conceitos básicos: probabilidade, probabilidade condicional, fórmula de Bayes
  • Análise estatística: definição de termos (população e amostra), teoria da amostragem, erro de amostragem (erro proposital – o caso BRE-X), QA/QC, amostragem e incerteza, desvios de sondagens, diferença entre erro e incerteza, fontes de incerteza, exatidão e precisão, distribuições de frequência e medidas descritivas associadas (tendência central, dispersão e forma – assimetria e curtose), intervalo de confiança da média, distribuições teóricas de probabilidade (normal, lognormal, uniforme e triangular), distribuições bivariadas marginais e condicionais, probabilidade de eventos, distribuição normal bivariada, diagrama de dispersão, coeficiente de correlação, regressão pelos mínimos quadrados, intervalos de confiança para a reta de regressão dos mínimos quadrados, regressão robusta, diagramas Q-Q e P-P, esperança condicional, desagrupamento por células.

Módulo 2 (4 horas)

  • Regularização de sondagens para furos verticais ou inclinados, com ou sem desvios, por bancadas ou down-the-hole
  • Definição e notação de variáveis regionalizadas, classificação de variáveis aleatórias nas escalas ordinal, nominal, relacional e intervalar
  • Estrutura de dados de sondagens, dados do intervalo de-para: descrição da rocha, estruturas, grau de alteração, mineralização, dados químicos, densidade aparente, RQD, grau de recuperação e dados de desvio do furo.

Módulo 3 (4 horas)

  • Análise geoestatística: variáveis regionalizadas, função variograma, fórmulas básicas, cálculo de variogramas para dados com distribuição regular e irregular, parâmetros para definição de variogramas direcionais e o conceito de empilhamento de dados para atenuar flutuações estatísticas, modelos de variogramas com e sem patamar, propriedades de um variograma típico com patamar, relação entre variograma e função covariância, definição e correção de modelos de anisotropia (zonal, mista e geométrica), influência da amostragem no cálculo de variogramas, mapa variograma para direções horizontais.

Módulo 4 (4 horas)

  • Estimativas por krigagem, transformação de dados (logarítmica, gaussiana e indicadora), codificação binária de variáveis categóricas, krigagem simples, da média, ordinária (pontual e bloco), medidas de incerteza associadas à krigagem ordinária (variância de krigagem e variância de interpolação), teor médio global e variância global de um depósito mineral, derivando mapas de probabilidade diretamente dos pesos da krigagem ordinária, validação cruzada
  • Krigagem não linear (indicadora, lognormal e multigaussiana) e métodos de transformação reversa não enviesada para a krigagem lognormal.

Módulo 5 (4 horas)

  • Tópicos especiais: interpolação de variáveis categóricas, estatística de funções indicadoras, equações multiquádricas, cálculo da incerteza e definição da zona de incerteza entre tipos de uma variável categórica, determinação da incerteza volumétrica por simulação de Monte Carlo
  • Modelagem geológica e geoestatística no GEOKRIGE.

Módulo 6 (4 horas)

  • Simulação estocástica: a suavização da krigagem, conceitos de precisão global e local, simulação gaussiana sequencial, teste de bigaussianidade dos dados, simulação indicadora sequencial para variáveis contínuas e categóricas, aplicação do filtro da média para as realizações da simulação indicadora sequencial de variáveis categóricas.

Observação: Todos os tópicos são acompanhados de exercícios em computador usando programas e dados fornecidos pelo ministrante. Necessário trazer seu computador pessoal.

Material didático: Exemplar do livro Geoestatística: fundamentos e aplicações e apostila do curso.

Duração: 24 horas

Instrutor: Prof. Dr. Jorge Kazuo Yamamoto, Professor titular aposentado do Instituto de Geociências – USP, atualmente Professor Sênior. Dois livros publicados e dezenas de artigos nacionais e internacionais. Índice H igual a 7, um dos mais elevados em geoestatística aplicada no Brasil. Esse índice mede a produtividade e impacto das citações dos artigos publicados.