contato@geokrigagem.com.br | (11) 2276-5711

GEO503

Course IDCourse NameInstructorRoom NumberTime
GEO503PENEIRAMENTO E BRITAGEMDr. Arthur Pinto ChavesConj. 6320h

PENEIRAMENTO E BRITAGEM

Objetivo:

Apresentar de modo coerente e ordenado os conceitos e aplicações da britagem e peneiramento.  Recordar e atualizar os conceitos básicos aplicáveis e completar o conhecimento teórico com sua aplicação prática.

Benefícios esperados:

Sair do programa capacitado para enfrentar os problemas do dia-a-dia, de operação de usina ou de projeto de instalações industriais.

Público alvo:

Engenheiros e técnicos de mineração e metalurgia atuantes na operação de unidades industriais ou no projeto destas instalações e alunos dos últimos anos de engenharia ou de cursos técnicos.

Observação importante:

Não serão estudados aspectos de Engenharia Elétrica ou Mecânica, tais como cálculo de tensões nas máquinas ou dimensionamento mecânico de estruturas e componentes.  O enfoque é totalmente de processos.

Os interessados devem trazer máquina de calcular para a resolução dos exercícios.

 1 – Introdução e conceitos básicos:  operações unitárias; fluxogramas; distribuição granulométrica, tamanhos de peneiras, outros métodos de medida de tamanhos, área de superfície, densidades real e aparente, análise química, mineralogia, conceito de teor, diluentes e contaminantes; balanços de massas, de águas e metalúrgico.

2 – Peneiramento:

– equipamentos:  peneiras vibratórias, grelhas vibratórias, peneiras fixas, grelhas fixas, peneiras rotativas, peneiras modulares, outras peneiras,

– movimento retilíneo e circular,

– tipos de telas,

– mecanismo do peneiramento:  comportamento coletivo e individual das partículas,

– quantificação do processo:  eficiência e imperfeição,

– dimensionamento e seleção de peneiras.

3 – Britagem:

– equipamentos:  britadores de mandíbulas, giratórios e cônicos, de impacto, VSI, de rolos, “sizers” (MMD/FFE), outros.

– distribuição granulométrica de britadores,

– escalpe e operação em circuito fechado,

– operação, construção e operação,

– distribuições granulométricas de circuitos de britagem.

4 – Exercícios

         Não serão estudados aspectos de Engenharia Mecânica tais como cálculo de tensões nas máquinas ou dimensionamento mecânico de estruturas e componentes.  O enfoque é totalmente de processos.

Material didático: CHAVES, A.P.; PERES, A.E.C.  Teoria e prática do Tratamento de Minérios – Britagem, peneiramento e moagem, v.3, São Paulo, Ed. Signus, 2012 (5a ed.)

Duração: 20 horas

Investimento: R$ 2.987,00